terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Oportunidades

É incrível a capacidade de cronologia das oportunidades...Muitas vezes sua organização nos dá a impressão de que alguma veio a transcorrer em nossas vidas na hora errada, no momento em que precisávamos menos. Contudo, elas são, de fato, perfeitamente predispostas por Deus, pelo destino e suas consequencias. Erro grave é afirmar que não temos culpa do que vem pela frente, pois são nossas atitudes pressupostas que provocam tudo, majoritariamente. Óbvio que, como tudo, existem exceções, pois a partir de um momento não depende mais de nós, do que pensamos, do que sentimos... Nem mesmo do que fizemos...Já foram muitas as oportunidades que me passaram. Tenho a crença de que aproveitei a maioria, e assim espero que se confirme porque, do contrário, não estaria escrevendo tal declaração aqui. Muitas foram, tanto quanto, as que perdi, e igualmente espero não ter perdido nada com isso... Se perdi outrora, que eu tenha compensado com as que aproveitei, e muito bem aproveitado.Às vezes, tenho a impressão de que os meus convivas, as pessoas que me cercam, são as que não aproveitam as chances que a vida lhes oferece. Talvez porque, muitas vezes, sou eu a portadora dessas chances, que ao meu ver, são primordiais. Mas, pergunto-me, quem sou eu para julgar? Sempre há aquela chance única que perdemos. Aquela palavra que preferímos conter por medo das mudanças que poderia causar; aquele sorriso que escondemos atrás de lábios fechados pela precaução de demonstrar mais do sentimento do que achávamos que devíamos; aquele gesto que, por mais simples que fosse, fez contraír nossos músculos e sentidos e esmoreceu, perdendo-se no meio da história... Enfim, aquilo tudo que não fizemos levados pelo medo natural da vida, característica do ser humano.Tem vezes em que é preciso superar limites. É preciso reconhecer que oportunidades são cercadas de barreiras, vulgo verdadeiras muralhas, que nos intimidam à início, provocando um movimento de recuo, mesmo que involuntário. Mas é o desafio que nos faz crescer. Amadurecer...

Não se render aos percalços que a travessia dessa grande metamorfose que o 'sim' a certas oportunidades pode trazer se faz necessário, pois condiz em ser maior. Superar esse medíocre medo do novo, da mudança extraordinária. Um medo provido mais de comodismo do que de receio; medo de que nossa vidinha tão pacata e metodicamente funcional venha a sofrer mudanças, mudando nosso conforto e cotidiano rotineiro.Se partimos do pressuposto de que tudo pode dar errado, podemos perder a grande chance de fazer tudo dar certo.Chances únicas, no entanto, paradoxalmente, sempre presentes em nossas jornadas. Não obstante, elas nunca são as mesmas e raramente nos levam pelo mesmo caminho, o caminho que queríamos...A solução é diferenciar, porque tal aproveitamento é o óleo que não nos deixa enferrujar e nos serve de combustível e combustão. Ser cauteloso, sim. Omisso, não. Que façamos então as escolhas certas, não com o simples intuito de errar ou acertar. Não. Mas sim, com o intuito sincero de viver, e eu digo viver cada minuto, como deve ser...

Nenhum comentário: